A Intercambista

Como tirar o visto americano de intercambista (J1)

E aí, galera? Tudo bom?

Para quem não sabe, os intercambistas possuem um visto específico para entrar nos Estados Unidos: o J1 (Visto de Não-Imigrante para Intercambista). Ele vale somente para o seu período de estada no país hospedeiro, ou seja, se o seu intercâmbio for de 4 meses, ele valerá somente por 4 meses. 

Para obter o visto é necessário ter em mãos inicialmente o seu DS-2019 (que você receberá do seu país hospedeiro) e as informações sobre a escola, família e conselheiro nos Estados Unidos. 

Após estar com essas informações, você deverá preencher o DS-160, que pode ser feito online através do site do consulado. No meu caso, eu tirei o visto no Consulado Americano de São Paulo, no site: https://ceac.state.gov/genniv/



Esse DS-160 é constituído por várias perguntas (muitas perguntas!) sobre você, sobre o lugar que você ficará nos Estados Unidos, se você for menor de idade (assim como eu) terá perguntas sobre o responsável e sobre quem está pagando a sua viagem. Não há segredo para respondê-las. No final, aparecerá uma página como esta abaixo com suas respectivas informações, você deverá imprimi-la e levá-la no dia do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e entrevista. 




É necessário pagar também a taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Program), você deverá pagá-la no site:  https://fmjfee.com/i901fee/desktop/index.jsp. Imprima a confirmação do pagamento desta taxa, para assim também levá-la no CASV e na entrevista. 

Após estar com as duas taxas (taxa do DS-160 e a SEVIS) é hora de agendar a sua entrevista. Você poderá agendá-la no site: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome



É importante lembrar que será necessário agendar dois dias diferentes, primeiro no CASV e depois no Consulado. E por último você receberá um e-mail confirmando os dias e os horários agendados, imprima este e também leve no CASV e na entrevista.

DICA: para quem não for da cidade de São Paulo e estiver tirando o visto por lá, tentar agendar o Consulado logo no dia seguinte do CASV.

O que eu devo levar obrigatoriamente no CASV e no consulado?
- Confirmação do DS-160
- DS-2019
- Confirmação de agendamento (o e-mail)
- Confirmação do pagamento da taxa SEVIS
- Passaporte

O que é interessante levar além desses documentos?
- Gurantera Form
- Boletim escolar traduzido em inglês
- Carta da escola americana 
- Informações sobre seu conselheiro nos Estados Unidos
- Carta para intercambistas do governo americano. 

O que acontece no CASV? Lá no CASV, você somente entregará a confirmação do DS-160 e a confirmação do agendamento da entrevista. Se você ainda não tirou a foto pedida, lá será feito isso. DICA: se você chegar um pouco antes, consegue entrar mais cedo do que o horário agendado, o procedimento é bem rápido.

O que acontece no Consulado no dia da entrevista? Primeiramente, leve TODOS os documentos pedidos, nunca se sabe o que o entrevistador pedirá. Não vá de cinto, não leve celular ou qualquer aparelho eletrônico, recomendo que as meninas tirem os brincos. DICA: chegue um pouquinho mais cedo, a fila é ENORME e não é em ordem de agendamento. Lá dentro você pegará um monte de fila e esperará seu nome ser chamado, depois é mais uma fila até que você seja entrevistado. 

Como é a entrevista? Bom, há muitos entrevistadores, então pode ser que cada uma faça de um jeito. A minha foi super tranquila, ela perguntou para onde eu estava indo e com o que os meus pais trabalhavam. Ela também perguntou se eu sabia falar inglês, eu respondi que sabia um pouco e a entrevista continuou em português. Mas relaxem, é tranquilo. 

É mais ou menos isso, espero que eu tenha ajudado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário