A Intercambista

Processo Classificatório


Uma coisa muito legal do intercâmbio pelo Rotary é que todo intercambista precisa ter um Rotary Club que patrocina a inscrição do jovem e é responsável pelo endosso do formulário de inscrição. No meu caso é o Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul, do Distrito 4590. O Rotary Club patrocinador é também responsável pela acolhida e suporte do jovem que vem do exterior, inclusive, sempre é nomeado um rotariano que será o conselheiro desse jovem, ajudando-o em suas dificuldades no país onde vivenciará o intercâmbio. 
Nem preciso dizer o quanto eu me dediquei ao processo classificatório de intercâmbio, né? Não vou mentir, as provas não eram fáceis, mas garanto que também não eram impossíveis.
A primeira prova era de conhecimentos gerais, ela continha 50 questões e você tinha apenas 50 minutos para fazê-la. Aqui vai uma dica: procure testes de conhecimentos gerais e atualidades na internet, metade das perguntas foi copiada da web! Mas todas as questões eram alternativas, o que ajudava bastante!
Eu me lembro que perguntaram qual foi o primeiro escritor brasileiro a participar da Academia Brasileira de Letras, quando Dom Pedro I abdicou ao trono, perguntaram sobre Nelson Mandela, Ditadura Militar, Comissão da Verdade, NAFTA, MERCOSUL, Margaret Thatcher, ética, perguntaram qual era a dinastia de Mônaco (meu Deus, como eu iria saber isso?! Hahaha)... Eu fiquei UM MÊS estudando igual uma louca!!
A segunda prova era de inglês, também eram 50 questões alternativas, com o mesmo tempo para concluí-la. A prova de inglês não era muito difícil, era bem balanceada em relação as perguntas de gramática e vocabulário. E a terceira e última prova era um teste psicológico, que eu não faço a menor ideia de como eles avaliam, mas eu tive que responder umas questões de como eu reagiria em determinadas situações, e desenhar uma casa, uma árvore, uma pessoa, uma família e um desenho livre.
Enquanto eu fazia essas provas, os meus pais também faziam a deles, e depois eles ainda tiveram uma entrevista. Dica: auxilia bastante se seus pais estiverem informados em relação as regras e aos termos do contrato. 
O candidato também passa por uma entrevista, sinto lhe informar que para esta não há como estudar, mas é interessante você pesquisar sobre o Rotary e sobre o Brasil, pois assim mostrará que está interessado e disposto a representar o Brasil e o seu Distrito no exterior.

Dicas:

  • Eu me preparei preenchendo esta prova de outro Distrito do Rotary: Exemplo de Prova

3 comentários:

  1. Olá Chiara! Vi que você se inscreveu nos seguidores do meu blog de intercambio e gosto de sempre ver quem são os seguidores e determinados blogs e aqui estou lhe desejando grande sorte, e sucesso nesse novo momento da sua vida. E que você desfrute tudo do que é ser um intercambista e claro o american way of life. Good luck, see ya! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, muito obrigada pela atenção! Se possível gostaria de saber mais sobre o seu intercâmbio, e assim me preparar melhor para o meu próprio.

      Excluir
  2. Olá! ^^ Nossa, agora estou até com medo dessa prova hahahah vou estudar pra caramba também lol Entrei no seu blog tem apenas alguns minutinhos e vi só um post mas gostei bastante! Já me inscrevi :)

    ResponderExcluir