A Intercambista

Rotary

Eu não pude ficar mais animada ao saber do intercâmbio pelo Rotary International, era como se uma vela fosse acesa em meio à escuridão, e finalmente eu pudesse enxergar o caminho da minha felicidade.
Tudo bem, eu posso estar exagerando um pouco, mas é fato que eu fiquei muito feliz, pois com o Rotary eu poderei realizar o meu intercâmbio.Para quem não conhece, o Rotary Club é um clube de serviço presente em todo o mundo e fundado nos Estados Unidos
O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.O Rotary International é dividido em distritos, e os distritos são divididos em Rotary Clubs, sendo assim, eu faço parte do distrito 4590, que pertence à região de Campinas, SP.O Intercâmbio pelo Rotary funciona de uma forma bem diferente dos intercâmbios pelas agências. Há o Intercâmbio de Novas Gerações, o Intercâmbio de Curta Duração, e o Intercâmbio de Longa Duração, o qual eu farei.Depois de se inscrever no intercâmbio pelo Rotary, os candidatos passam por um processo classificatório, que no meu distrito (4590) e no distrito 4430 é constituinte de uma prova de conhecimentos gerais, uma prova de inglês, um teste psicológico, uma entrevista com o candidato, e uma prova e uma entrevista com os pais do candidato.Isso tudo é necessário pois no Rotary a escolha do país de destino funciona assim: quando sair a classificação e a lista de oportunidade de vagas dos países, o primeiro classificado será o primeiro a escolher o país, depois quando o segundo classificado for escolher o país dele haverá uma vaga a menos (já que o primeiro candidato havia escolhido antes), e assim por diante, até que as vagas  nos países se esgotem. Por isso, quanto melhor sua classificação, mais chances você têm de escolher um país de sua preferência.Como eu obtive uma boa classificação (5° lugar de 114 candidatos), consegui escolher o país que eu mais queria: os Estados Unidos.No intercâmbio pelo Rotary não é possível escolher a cidade em que você irá, e é obrigatório o rodízio de famílias, ou seja, o intercambista fica hospedado em 3 ou 4 famílias lá no exterior. Outro fator importante é que a sua família (brasileira) necessariamente terá que receber um estrangeiro em sua casa.Mas em minha opinião o intercâmbio promovido pelo Rotary é o melhor, pois é super confiável, já que a pessoa ficará hospedada em casa de rotarianos, e existem Rotary Clubs no mundo TODO, e eles te dão muito apoio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário