A Intercambista

Escola americana: as diferenças

Bom, galera, eu gostaria de pedir mil e uma desculpas por não postar nada antes, mas é que as coisas estão tão corridas que eu não tive tempo! A escola aqui é IGUALZINHA aos filmes, com os armários, as trocas de salas, as mesas no refeitório, os times de esportes, os clubes, as bandas, corais, peça de teatro, os meninos com uniforme de futebol americano e as líderes de torcida.
O meu primeiro dia foi assustador, apesar de eu já conhecer muita gente do grupo da igreja (e eles me ajudaram MUITO – muito mesmo), eu me senti totalmente deslocada. Cada um tinha o seu grupinho, seu assunto para conversar, todos sabiam o caminho para a próxima sala e como abrir o armário rapidamente.



Para a minha felicidade, o segundo dia foi milhões de vezes melhor! Minha aula de biologia tem só doze alunos, e eu tive a sorte de fazer um trabalho em grupo com duas pessoas muito legais que me chamaram para almoçar com elas. No almoço eu conheci um monte de meninas, e depois nós descobrimos que temos um monte de aulas juntas. Conclusão: agora eu tenho amigas e mesa para sentar – eu não estava brincando quando disse que cada um tem seu grupinho, todas as mesas são ocupadas!

 


Diferenças:
- Organização ganha de 10 a 0 para o Brasil (e olha que eu estudo em escola pública aqui)
- Você não vê UM lixinho no chão da escola inteira
- Os alunos realmente respeitam os professores e ninguém conversa na hora de aprender
- Quando você vai fazer trabalho e precisa de material, os professores disponibilizam para vocês – assim você não precisa gastar dinheiro comprando
- Você pode imprimir de graça
- Com mais ou menos seis reais você compra uma comida salgada, um leite, uma fruta e uma “raspadinha” (tipo sorvete)
- As classes são divididas por níveis - essa parte é difícil de explicar. Nós escolhemos as matérias, e a classe depende do seu nível; por exemplo: eu estou fazendo Alemão 1 – que é básico – e na mesma classe que eu, tem gente do último ano do High School e gente do primeiro. Eu também estou fazendo Álgebra 2, que é mais difícil do que Álgebra 1, e na minha sala tem gente mais nova e mais velha.
- Você pode escolher uma aula chamada Study Hall, onde você tem um tempo para fazer sua tarefa de casa.
- A escola empresta todos os livros e você devolve no fim do ano. Detalhe: os livros estão todos em bom estado
- Não tem um rabisco nas mesas, carteiras, paredes e portas do banheiro.
- Alguns professores deixam você comer e ouvir música durante a aula (mas não quando eles estão falando)
- A escola faz teste de visão, audição e mede a massa corporal e a altura de TODOS os alunos
- Não tem uniforme - então tem gente que vai para a escola como se estivesse indo para uma festa, e tem gente que vai com roupa que parece pijama.
- Você tem todas as matérias em um dia, por isso as aulas acabam no período da tarde – e normalmente as tarefas são sempre para o dia seguinte (próxima aula).

Novidade:

- Tirei 34 na prova de alemão, e valia 35!

 

Um comentário:

  1. Tenho medo de fazer intercambio por não ser muito fluente em inglês... e por medo de sobre bullying e não achar meu grupinho ou até não conseguir passar no colegio por não entender inglês muito bem

    ResponderExcluir